PMI Portugal
nas Escolas

Programa PMI Portugal nas Escolas


O PMI Portugal nas escolas é um programa de voluntariado do chapter português do PMI integrado nas iniciativas do PMI e PMIEF nas escolas de todo o mundo, com a visão partilhada de que a gestão de projetos constitui uma competência essencial para a vida, aprendizagem e profissão.


As boas práticas e ferramentas da gestão de projetos promovem o desenvolvimento das 4 competências essenciais para o futuro:


  • Comunicação;
  • Colaboração;
  • Criatividade;
  • Espírito Crítico.

O Programa tem como finalidade disseminar as boas práticas e a linguagem da gestão de projetos nas escolas portuguesas, apoiando os professores na nobre missão de “ensinar a aprender”.


O Programa desenvolve o modelo de acompanhamento via tutores, profissionais PMP (PMI) que acompanham o projeto da escola, realizando a formação dos professores e assegurando o apoio técnico na utilização das ferramentas do kit metodológico Projetti dal futuro.


Este kit, de distribuição e utilização inteiramente gratuita, pode ser obtido através do site da Fundação para Educação do PMI® (www.pmief.org) preenchendo um formulário e declarando que a utilização não tem fins comerciais.


A apresentação desta abordagem é detalhada na secção MÉTODO e os resultados da experiência piloto na secção PILOTO.

No futuro da designada “era digital”, as novas gerações terão que enfrentar desafios em que a capacidade de ação coletiva será essencial.

O método proposto pretende ainda representar uma “academia” para praticar a construção de relações interpessoais.


Principais objetivos

  • Promover uma abordagem de gestão de projeto como
  •      - uma “atitude” a desenvolver bem cedo na vida;

  • Disseminar um kit metodológico desenhado e experimentado para as escolas;
  • Trabalho de voluntário para uma boa ideia;
  • Give back to the community!


A missão do professor não é apenas a de transferir conhecimentos aos alunos, mas antes a de fornecer uma bagagem de instrumentos para selecionar e integrar novos conhecimentos.


Uma boa ideia! Que segue uma grande ideia:
“Progetti dal futuro”!


A ideia de difundir uma “linguagem de projetos” na escola básica foi concebida em 2006 pelo presidente do NIC Carlo Notari, o qual confia o seu desenvolvimento ao seu vice Walter Ginevri. O kit foi posteriormente enriquecido pela experiência “Progetti in erba”, uma iniciativa promovida por Giorgio Bensa (Diretor da secção PMI da região Friuli Venezia Giulia) e realizada em Gorizia desde 2011.


Em Portugal esta ideia teve continuidade no trabalho de voluntariado da associada PMI Isabelina Jorge que traduziu o kit “Projetti dal futuro” para português, a versão inicial em 2011 e a versão interativa em 2012 ambas publicadas no site do PMIEF. Estas traduções reforçaram a ideia da voluntária de lançar a experiência nas escolas portuguesas e assim, com o apoio da direção do PMI Portugal chapter nasceu em meados de 2012 o programa PMI Portugal nas escolas.


Com o apoio de Pedro Kay à data professor da Escola Patrício Prazeres foi sinalizado o agrupamento para uma primeira experiência piloto que foi prontamente aceite pela diretora do agrupamento Teresa Biu, e desenvolvido durante o ano lectivo 2012/2013.


Em 2014 foi desenvolvido um novo piloto fora de Lisboa, de novo numa escola TEIP o Agrupamento de Vila Nova de Santo André e numa escola privada o colégio Minerva no Barreiro.

© 2012-2016 Programa PMI Escolas

O conteúdo pode ser utilizado desde que seja solicitada autorização por escrito.